IPVA 2018 RS DETRAN — Consulta, Tabela, Pagamento → VEJA

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul está prestes a divulgar, assim como fazer todos os anos, o calendário de pagamento IPVA 2018 RS. E com isso milhares de motoristas e proprietários de veículos automotores já estão se preparando para realizar o pagamento dos tributos relacionados a obtenção de um automóvel.

Contudo, é importante sempre ressaltar que deixar de pagar o imposto poderá resultar em uma série de consequências legais para o proprietário. Deixar de pagar o IPVA RS impedirá que o motorista realize a taxa de licenciamento anual, o que implicará na impossibilidade de transitar com esse veículo sem correr o risco de sofrer multas ou, até mesmo, perder pontos na carteira.

Para esclarecer todas as suas possíveis dúvidas sobre o IPVA Rio Grande do Sul, separamos uma série de informações importantes a respeito desse imposto. Continue lendo para saber mais!

IPVA 2018 RS

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo estadual cobrado pelo Poder Executivo, cujo seu único objetivo é aumentar a arrecadação estadual. A cobrança do IPVA RS incide sob todos aqueles que possuírem em seu nome o registro de um veículo automotor de via terrestre, tais como carros, motos, caminhões, ônibus etc.

IPVA 2018 RS

A tabela IPVA RS é divulgado pelo próprio governo e por meio dele é possível saber o dia a para pagar a dívida de acordo com o número da placa do veículo consultado. Mostrando, além das datas, os dias relacionados a forma de pagamento escolhida. Pois é possível pagar uma só vez, por cota única, ou parcelando em até três vezes sem juros.

Leia também:

Deixar de pagar o imposto implicará em uma série de consequências para o motorista. Por isso é muito importante saber realizar a consulta IPVA 2018 RS – coisa que ensinaremos no tópico a seguir. Confira:

Como fazer consulta?

Por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul é possível obter uma série de informações importantes a respeito de um veículo registrado no Detran RS. Se esse for o seu caso, saiba que as únicas coisas que serão necessárias para realizar a consulta vai ser ter em mãos os documentos do veículo a ser consultado e ter acessoa a internet.

Com tudo isso ajeitado, confira as dicas que separamos a seguir para você realizar a consulta sem maiores dificuldades:

IPVA 2018 RS


Passo 01: Acesse o site do Detran RS por meio do endereço a seguir: www.detran.rs.gov.br. Espere a página carregar completamente para poder visualizar todos os elementos da página;


Passo 02: Nessa página, será necessário informar o número do Registro Nacional do Veículo a ser consultado e a placa. Depois de inserir essas informações nos campos indicados, clique na opção para atestar que você não é um robô realizando buscas automáticas;


Passo 03: Pronto! Dentro de poucos segundos o sistema retornará com as informações relacionadas ao IPVA RS do veículo. Será possível saber o valor a ser pago e em quais anos de exercícios do veículo estão pagos e quais possuem débitos a serem quitados.


Depois de conferir o valor IPVA RS a ser pago, chegou o momento de conferir a tabela para saber quando, precisamente, você deverá consultar a tabela para saber qual será o prazo divulgado pelo Governo para quitar as dívidas.

Tabela de Pagamento do IPVA 2018 RS

A tabela IPVA RS é uma ferramenta aonde o motorista poderá conferir em que data poderá realizar o pagamento. A partir das informações divulgadas na tabela, será possível saber quando deverá ser pago e como será a divulgação do pagamento parcelado.

IPVA 2018 RS

A divulgação do calendário de pagamento IPVA 2018 RS geralmente é divulgado no próprio site da instituição, mesmo site onde é possível fazer o simulado Detran RS.

Nesse ano, a informação já foi divulgado e para conferir a tabela, você poderá acessar o site do próprio Governo do Estado do Rio Grande do Sul veja acima.

Como fazer pagamento?

Realizar o pagamento do IPVA RS 2018 é muito simplesmente, especialmente se o proprietário recebeu a guia de pagamento do próprio Detran. Contudo, caso tenha perdido o boleto, no próprio site www.detran.rs.gov.br é possível imprimir a segunda via do documento com apenas alguns cliques.

Após realizar a impressão da guia de pagamento, você deverá ir até alguma agência bancária do:

  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Casa Lotérica.

Não se esqueça de exigir o comprovante de pagamento após realizar o pagamento do veículo, pois esse comprovante poderá ser utilizado mais pra frente.

Depois de ver todas as informações contidas nesse artigo, tenho certeza que agora você saberá consultar os saldos relacionados ao IPVA 2018 RS do seu carro ou moto. Assim como pagará o débito relacionado de maneira mais prática.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o IPVA Rio Grande do Sul, deixe um comentário e participe da conversa!

Deixe um Comentário