DETRAN RS 2018 — Consulta, Multas, Renavam, Simulado → ACESSE

O Detran RS – é uma instituição estadual, gerenciada pelo poder executivo, cujo seu principal propósito é o de fiscalizar e monitor os veículos automotores de via terrestre que circulam no estado.

O órgão também é responsável por elaborar o exame psicológico, teórico e prático para obter a carteira nacional de habilitação. Além disso, é atribuído ao Detran a competência de realizar o emplacamento dos veículos – ou, então, de permitir que empresas da região o façam.

Para você que deseja aprender mais sobre o Detran Rio Grande do Sul, conhecendo mais sobre a sua história e as ferramentas disponibilizadas em seu site, saiba que o conteúdo a seguir foi desenvolvido especialmente para você. Continue lendo para saber mais:

Detran RS

O Detran RS é uma autarquia ligada a Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, sendo criando no ano de 1996, a partir da Lei nº 10.847. A sua principal missão é o de promover a gestão do trânsito das cidades do Rio Grande do Sul com qualidade, oferecendo qualidade de vida e segurança pra os cidadãos do RS.

Detran RS

Além da possibilidade de se preparar para tirar, ou renovar, a carteira de motorista, por meio do www.detran.rs.gov.br também é possível realizar uma série de outros serviços como:

  • Consultar dívidas relacionadas a seu carro;
  • Conferir se um veículo possuí multas em seu registro;
  • Imprimir a 2 via de diversos documentos e etc.

Além disso, outro recursos muito popular do site é o simulado Detran RS. Através dessa ferramenta, a instituição oferece ajuda aos motoristas que estão em processo de renovação de carteira e pessoas que estão estudando para tirar o documento pela primeira vez.

Consultar multas Detran RS

Graças a internet, hoje em dia é possível realizar uma série de atividades por meio de websites. O site www.detran.rs.gov.br oferece uma série de ferramentas e recursos para seus usuários. Dessa forma, é possível consultar uma série de informações a respeito de qualquer veículo registrado na instituição, facilitando bastante o trabalho de pesquisa de informação.

Nesse tópico, mostraremos como é fácil realizar a consulta Detran RS multas utilizando o site da instituição. Continue lendo e veja o passo a passo que elaboramos a seguir para te ajudar nesse momento:

Detran RS


Passo 1: O primeiro passo a ser dado é entrar no site do Detran RS por meio do endereço eletrônico a seguir: www.detran.rs.gov.br. Espere a página carregar completamente para poder visualizar todos os elementos da página;


Passo 2: Agora, será necessário informar o número do Renavam e da placa do veículo que você deseja consultar. Insira essas informações nos campos indicados e depois marque a opção que mostra que você não é um robô ou usuário mal intencionado realizando buscas automáticas;


Passo 3: Pronto! Dentro de poucos segundos o sistema retornará com uma página mostrando todas as multas relacionadas ao Renavam consultado. Mostrando, inclusive, as circunstâncias das infrações e qual é o valor de cada multa recebida.


Consultar RENAVAM RS

O Renavam RS funciona como uma espécie de CPF de seu carro/moto. O registro nacional é uma numeração que pode ser consultada em qualquer momento no site do Detran.

Caso o seu carro ou moto tenha algum problema, como multas, IPVA RS e dívidas acumuladas, será possível consultar renavam RS no próprio site da instituição. E os passos são muito semelhantes, como você poderá conferir a seguir:

Detran RS


Passo 1: O primeiro passo a ser dado é entrar no site do Detran RS por meio do endereço eletrônico a seguir: www.detran.rs.gov.br;


Passo 2: Agora, será necessário informar o número do Renavam e da placa do veículo que você deseja consultar. Insira essas informações nos campos indicados e depois marque a opção que mostra que você não é um robô ou usuário mal intencionado realizando buscas automáticas;


Passo 3: Pronto! Dentro de poucos segundos o sistema retornará com uma página mostrando todas as informações relacionadas ao Renavam consultado.


Depois de aprender a realizar a consulta do Renavam para ver se há dívidas ou multas relacionadas ao registro do veículo, chegou o momento e partir para o simulado e testar os seus conhecimentos como motorista.

Simulado Detran RS

O simulado Detran Rio Grande do Sul é uma ferramenta muito importante para quem está em processo de tirar a sua primeira carteira de habilitação ou, então, tentando renovar o documento. A prova simulada serve para ambientar o aluno ou motorista, mostrando questões e dificuldade reais que são enfrentada no momento da prova aplicada pelo Detran.

Por meio do site do Departamento de trânsito, será possível acessar o simulado Detran RS. Para realizar a prova é muito simples:


Passo 01 – basta entrar no link a seguir e esperar a página carregar completamente www.detran.rs.gov.br/prova-simulada.


Passo 02 – Nessa página, o usuário poderá escolher o tipo de prova que vai fazer. Depois é só clicar na opção continuar para começar a responder as perguntas.


Passo 03 – Caso o usuário acerte mais de 21 questões, ou 70% das questões da prova, ele então receberá uma mensagem de aprovado. Caso ele obter a mesma pontuação durante a prova teórica real, então ele receberá a avaliação necessária para obter a sua carteira de habilitação.


As questões são baseadas nas leis, normas e boas práticas que os motoristas devem ter no trânsito. A sua grande utilizada é a de mostrar se o futuro motorista está, de fato, preparado para prestar o exame. Isso porque é possível obter uma nota após responder as 30 questões no prazo pré-estabelecido de 60 minutos.

A dica é realizar a prova simulada até que o usuário se sinta confiante para realizar as provas teóricas do Detran. Quando você estiver acertando todas as questões, então poderá realizar os exames sem problemas.

Endereço e telefone

Para entrar em contato com o Detran RS, confira o endereço e os telefones dos principais departamentos a seguir:

  • Ligações gratuitas de dentro do Estado do RS: 0800-510-3311;
  • De fora do Estado do RS e de celular: (51) 3288-2000.

Tudo Fácil Centro:

  • Av. Borges de Medeiros,nº 521;
  • CEP: 90020-024;
  • Porto Alegre – RS.

Endereço para envio de correspondência via Correios:

  • Av. Júlio de Castilhos,nº 505 – 17º andar;
  • CEP: 90030-131;
  • Porto Alegre – RS.

Sede Administrativa:

  • Av. Júlio de Castilhos,nº 505;
  • CEP: 90030-131;
  • Porto Alegre – RS;
  • CNPJ 01935819/0001-03.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou, então, gostaria de conversar e compartilhar alguma experiência, é só fazer um comentário para bater um papo com a gente! Boa sorte.

Deixe um Comentário